Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do Senado recebe magistrados e defende vitaliciedade na carreira

    O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta quinta-feira (11) representantes da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e do Conselho da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) para conversar sobre a PEC 53, que acaba com o princípio da vitaliciedade na Magistratura.

    A proposta prevê alteração no Artigo 93 da Constituição Federal, para excluir a pena de aposentadoria compulsória para magistrados e membros do Ministério Público. Caso a proposta seja aprovada, os membros de ambas categorias poderão perder o cargo por decisão administrativa.

    Diferentemente do que havia sido deliberado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado ontem, de que o texto só voltaria a ser analisado em agosto, a matéria pode ser votada ainda hoje pelo Plenário. O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, está no Plenário do Senado neste momento acompanhando a sessão.

    No encontro, Renan voltou a garantir a manutenção da vitaliciedade para a carreira de juiz a representantes da magistratura. "O Congresso Nacional é o guardião da democracia, jamais o Legislativo iria discutir cláusula pétrea, como a vitaliciedade da magistratura. O que estamos tratando é da aposentadoria como pena disciplinar. A aposentadoria não pode ser pena disciplinar", destacou Renan Calheiros.

    Mais informações sobre assunto serão trazidas ao portal a qualquer momento.

    FONTE: Agência Senado (com Assessoria de Comunicação da ASMEGO)

    • Publicações5317
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-senado-recebe-magistrados-e-defende-vitaliciedade-na-carreira/100603646

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Os juízes não podem estar acima da LEI. A aposentadoria como punição é uma desmoralização para todo Judiciário. Vários juízes pelo Brasil foram afastados de seus cargos por venda de sentenças e até por serem mandantes em assassinatos e foram punidos apenas com a aposentadoria compulsória. Ou seja, vão ficar recebendo sem trabalhar! continuar lendo